domingo, 28 de março de 2010

Entenda minha profissão...

Devido à alguns comentários que recebi faz tempo e alguns essa semana mesmo, resolvi "explicar" sobre a minha profissão!!! Às vezes é melhor esclarecer algumas coisas, já que alguns textos que coloquei aqui não foram suficientes para o entendimento de algumas pessoas...

Sou FISIOTERAPEUTA, formada em dezembro de 2008 pela Anhanguera Educacional de Limeira, estou terminando minha primeira pós-graduação em Fisioterapia Respiratória na Uniararas, e após terminar essa, quero fazer mais 2 no mínimo!!! Sem contar os cursos... Meu objetivo é sempre me atualizar!!!

Por que resolvi fazer FISIOTERAPIA?! Nunca fui fã e nem boa com números, por isso, resolvi deletar "exatas" das minhas opções... O que eu sempre quis mesmo, era ter uma profissão em que pudesse trabalhar com "pessoas" e ajudar de alguma forma, então parti pra "biológicas" e me joguei na FISIOTERAPIA!!!

FISIOTERAPEUTA é o profissional que cuida da parte de REABILITAÇÃO, e além disso, da prevenção de algumas patologias.
É bem interessante esclarecer, sobre as áreas de atuação da Fisioterapia... Já cansei daquela conversinha:
- O que você faz?
- Sou Fisioterapeuta.
- Hmmm... Faz uma massagem em mim?
- õ.0
Pô, eu não estudei QUATRO anos pra ficar somente "alisando" as pessoas...

Na FISIOTERAPIA existem muitas áreas interessantes e vou colocá-las na ordem de minha preferência, ok?!

Fisioterapia Cardio-respiratória adulto e infantil (Hospitalar e Ambulatorial)
Fisioterapia em Queimados
Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia
Fisioterapia em Emergência
Fisioterapia Desportiva
Fisioterapia em Neurologia adulto e infantil
Fisioterapia em Dermato-Funcional
Fisioterapia em Oncologia
Fisioterapia Aquática (Hidroterapia)
Fisioterapia em Ginecologia e Obstetrícia
Fisioterapia Preventiva
Fisioterapia do Trabalho (Ergonomia)

Quando estava no primeiro ano de faculdade, pessoas que gostam de mim realmente, ficaram felizes por eu estar iniciando essa etapa e já saíram me chamando de "Doutora Ju"... E claro, com isso, pessoas que não gostam de mim se preocuparam e já se viram na obrigação de entrar na comunidade "DOUTOR É QUEM TEM DOUTORADO" no orkut... Pois bem, aqui eu deixo claro pra vocês:

"Segundo a Portaria n.º 007/2000 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), todo bacharel em Fisioterapia ou Terapia Ocupacional recebe, por direito, o TÍTULO PÚBLICO de DOUTOR.
Não é aquele título científico conferido somente a quem conclui uma Pós-Graduação de doutorado. E sim um título público de respeito ao conhecimento adquirido após anos de estudo, assim como o conferido aos médicos, advogados, dentistas, etc."

(Mas mesmo assim, prefiro que meus pacientes me chamem somente de "Ju"... Afinal, ainda não ganho pra ser DOUTORA!!!) =)

Trabalho há alguns anos em uma clínica onde atendemos pacientes nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Desportiva, Neurologia Adulto e Infantil e Respiratória. Quem me conhece, sabe que meu sonho de consumo é atuar em algum Hospital!!! Adoro uma UTI (e não pense em me chamar de doida). Podem ter certeza que estou batalhando por esse sonho, e tenham mais certeza ainda que um dia conseguirei realizá-lo!!!

O mercado de trabalho está saturado de Fisioterapeutas, eu sei... Afinal, pelas minhas contas são mais de 10 faculdades com esse curso na região... Mas todos que se formam, são PROFISSIONAIS de verdade!? Lógico que não!! Pessoas que estavam na minha classe na graduação, nunca levaram a sério, não gostavam do que faziam, e agora resolveram investir um dinheiro a toa só pra encher a boca e falar "FAÇO PÓS-GRADUAÇÃO"!!! Ih, tá cheio disso!!! Saibam escolher!!

Ser Fisioterapeuta é muito gratificante... Mas digo isso no sentido da satisfação em ver que uma pessoa se beneficiou do MEU trabalho, que pode ter uma vida normal ou o mais próximo disso possível...
Já ouvi muitas vezes alguns colegas de profissão falando: "Não façam faculdade de Fisioterapia, não ganha dinheiro"... De fato, se você estiver pensando que ser Fisioterapeuta é sinônimo de riqueza, está enganado!!! E ao contrário dessas pessoas, eu digo: Quer fazer Fisioterapia? Faça, mas faça de coração e AME o que está fazendo, pois alguém confia a própria vida em suas mãos!!! E claro, sem esquecer que o sol nasce pra todos...

"Falar é supercifial por mais profunda que seja a fala... Tocar é profundo por mais que seja superficial o toque"


2 comentários:

Cecilia Cristina disse...

Boa tarde Ju?

Adorei tudo que você falou!
E a mas pura verdade, estou no 5º semestre de fisioterapia, na UNIP em Brasília.
Ainda estou pensando que pós irei fazer!!!
Beijos, Cecília.

vlsm33 disse...

Oi Jú!! E ai como vão as coisas com vc? Adorei essa explicalção da sua profissão!!!

Abraços!


Vagner Martins